História

A Escola Paulista de Medicina foi fundada em 1933, sendo o Departamento de Cirurgia liderado pelo Prof. Alipio Correa Neto.  Em 1953 foi criado o Grupo de Tórax.

O Dr. Gallucci chefia o grupo até 1956. Por cerca de 1 ano o Dr. Gallucci afasta-se da Escola, e o grupo é dirigido pelo Dr Rui Margutti.

Após a morte do Dr Margutti o grupo de Tórax é dividido em Cirurgia Cardíaca, dirigido pelo Prof. Costabile Gallucci, e Cirurgia Toracica, pelo Dr. Luciano Barbosa Prata.

Com a morte do Dr. Luciano Prata há uma fusão das Cirurgias Torácica e Cardíaca e o Dr. Costabile Gallucci assume a chefia da nova Disciplina. A Disciplina recebe o nome de Disciplina de Cirurgia do Tórax. De 1967 a 1992 Disciplina foi chefiada pelo Prof. Dr. Costabile Gallucci e depois pelo Dr Enio Buffolo. O Professor Dr. Enio Buffolo presta concurso para Professor Titular em 1988.Com a aposentadoria do Dr. Gallucci abre-se novo concurso para Professor Titular onde é indicado o Prof Luiz Eduardo Villaça Leão. 

O Conselho do Departamento de Cirurgia e a Congregação da Escola Paulista de Medicina  sugere que a Disciplina de Tórax, então com dois professores titulares, seja novamente separada em duas Disiciplinas: Cirurgia Cardiovascular com o Professor Enio Buffolo e a Cirurgia Torácica, com o Professor Titular Dr. Luiz Eduardo Villaça Leão. A Disciplina de Cirurgia Toracica passa a ser constituída também pelos Professores Vicente Forte, José Ernesto Succi, João Aléssio J Perfeito e Gilberto Kier.A Dra Roseli Giudice passa a fazer parte do corpo docente em 1997, e o Dr Luiz Hirotoshi Ota em 2006.  

 Prof. Gallucci no Centro Cirúrgico do Hospital São Paulo/HSP      

Prof Alípio

Prof Gallucci

Prof Enio

Prof Leão